segunda-feira, 3 de junho de 2013

PELVE (BACIA) - A.P. EM RÃ (INCIDÊNCIA DE LAUENSTEIN)

PELVE (BACIA) - A.P. EM RÃ (INCIDÊNCIA DE LAUENSTEIN)
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL 





Fatores Técnicos

Tamanho do filme - 35 x 43 cm (14 x 17 polegadas), sentido transversal
Faixa de 80 kVp



Posição do Paciente:
Com o paciente em decúbito dorsal, forneça um travesseiro para a cabeça e coloque os braços sobre o tórax.



Posição da Parte: 
Alinhe o paciente à linha média da mesa e/ou do filme e ao RC. Assegure-se de que a pelve não está rodada; (distâncias iguais do tampo da mesa até as EIASs) .
Centralize o filme em relação ao RC, ao nível das cabeças femorais, o topo do filme aproximadamente ao nível da crista ilíaca. Flexione ambos os joelhos a aproximadamente 90°, como demonstrado. Una as superfícies plantares dos pés e abduza ambos os fêmures 40° a 45° a partir da vertical
Assegure-se de que os dois fêmures estão igualmente abduzidos e que a pelve não está rodada. Coloque suportes sobre cada perna para estabilizar se necessário.



Raio Central:
RC é perpendicular ao filme, direcionado a um ponto 3 polegadas (7,5 em) abaixo do nível da ElAS (1 polegada ou 2,5 cm acima da sínfise púbica).
DFoFi mínima de 40 polegadas (100 cm).



Colimação: 
Faça a colimação para as bordas do filme dos quatro lados. 



Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas: 
Cabeças e colos femorais, acetábulo e áreas trocantéricas são visíveis em uma radiografia.



Posição: 
Nenhuma rotação é evidenciada pela aparência simétrica dos ossos pélvicos, especialmente a asa do ílio, dois forames obturadores e espinhas isquiáticas, se visíveis. As cabeças e colos femorais e os trocanteres menores e maiores devem parecer simétricos se ambas as coxas estiverem abduzidas igualmente. . Os trocanteres menores devem parecer iguais em tamanho, como projetados além da margem inferior ou medial dos fêmures. Os trocanteres maiores aparecem na maior parte das vezes sobrepostos sobre os colos femorais, que aparecem encurtados 



Colimação e RC: 
A cintura pélvica deve estar centralizada no campo de colimação da direita para a esquerda, com o ponto médio estando cerca de 2,5 cm (1 polegada) superior à sínfise púbica.



Critérios de Exposição: 
Exposição ótima visualiza as margens da cabeça femoral e o acetábulo através das estruturas pélvicas subjacentes, sem superexposição dos fêmures proximais. Trama trabecular aparece com nitidez, indicando ausência de movimento.



A Radiografia terá que ficar parecida com essa:







Nenhum comentário:

Postar um comentário