segunda-feira, 1 de julho de 2013

COLUNA CERVICAL - FLEXÃO E EXTENSÃO

COLUNA CERVICAL - FLEXÃO E EXTENSÃO
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL 




Fatores Técnicos

Tamanho do filme - 24 x 30 cm, em sentido longitudinal
Faixa de 60 kVp



Posição do Paciente:
Ereta lateral, tanto sentado quanto em pé, braços ao lado do corpo.



Posição da Parte: 
Alinhe o plano corona! médio da vértebra em relação ao RC e à linha média do filme.
Garanta uma verdadeira posição lateral, sem rotação da pelve, ombros ou cabeça.
Relaxe e abaixe os ombros o quanto possível (pesos em cada braço podem ser usados).
Para hiperflexão: O queixo deve estar abaixado até que toque o tórax ou até onde o paciente conseguir tolerar (não permita que o paciente se mova para a frente a fim de garantir que toda a coluna cervical esteja incluída no filme).
Para hiperextensão: O queixo deve ser elevado e a cabeça inclinada para trás o quanto possível (não permita que o paciente se mova para trás a fim de garantir que toda a coluna cervical esteja incluída no filme).



Raio Central:
RC é perpendicular ao filme, direcionado horizontalmente para a área de C4 (nível da margem superior da cartilagem tireóide com a cabeça na posição neutra)
DFoFi de 60 a 72 polegadas (150 a 180 cm)
Altura do porta-filme centralizada no nível do RC (topo do porta-filme cerca de 2 polegadas ou 5 cm acima do nível do MAE)



Colimação: 
Faça a colimação dos quatro lados da área de interesse. Garanta que tanto as vértebras cervicais superiores quanto as inferiores estejam incluídas, especialmente na incidência em hiperflexão.



Observação: Essas posições são desconfortáveis para o paciente; não os mantenha nessas posições por tempo maior que o necessário. 
 


Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas: 
Imagens em flexão e extensão demonstram curvatura natural da coluna vertebral, gama de movimentação espinhal e estabilidade ligamentar. C1 até O devem ser incluídas no filme. O no entanto, pode não ser completamente visualizada em alguns pacientes. 



Posição: 
Ausência de rotação da cabeça é indicada através da sobreposição dos ramos da mandíbula. Para hiperflexão: Processos espinhosos devem estar bem separados. Para hiperextensão: Processos espinhosos devem estar em íntima proximidade.



Colimação e RC: 
Aplique colimação lateral fechada às bordas de partes moles do pescoço. Inclua longitudinalmente o máximo possível da coluna vertebral em relação às margens superior e inferior do filme. O centro do campo de colimação (RC) deve estar na região de C4.



Critérios de Exposição: 
Exposição ótima deve demonstrar partes moles assim como densidade óssea adequada em todas as vértebras cervicais. 
Margens ósseas e marcas trabeculares visíveis aparecem nitidamente, indicando ausência de movimento.




A Radiografia terá que ficar parecida com essa:

EXTENSÃO:


FLEXÃO:



2 comentários: