segunda-feira, 3 de junho de 2013

PELVE (BACIA) - A.P.

PELVE (BACIA) A.P.
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL 





Fatores Técnicos

Tamanho do filme - 35 x 43 cm (14 x 17 polegadas), em sentido transversal
Limite de 80kVp



Posição do Paciente:
Com o paciente em decúbito dorsal, os braços ao lado do corpo ou cruzados sobre o tórax; forneça um travesseiro para a cabeça e um suporte sob os joelhos.



Posição da Parte: 
Alinhe o plano mediossagital do paciente à linha central da mesa e ao RC . 
Assegure-se de que a pelve não está rodada; à distância do tampo da mesa até cada ElAS deve ser igual.
Separe pernas e pés, então rode internamente os eixos longitudinais dos pés e membros inferiores em 15° a 20°. O radiologista ou o técnico pode precisar colocar bolsas de areia entre os calcanhares e unir a parte superior dos pés com fita ou usar bolsas de areia adicionais para que os pés permaneçam nessa posição.



Raio Central:
O RC é perpendicular ao filme, direcionado ao ponto médio entre o nível da ElAS e a sínfise púbica. Esse ponto está 2 polegadas (5cm) abaixo do nível da ElAS. ­
Centralize o chassi no RC
DFoFi mínima de 40 polegadas (100 cm).



Colimação: 
Faça a colimação para as margens laterais da pele e para as bordas superiores e inferiores do filme.


Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas: 
Cintura pélvica, LS, sacro e cóccix, cabeças, colo femorais e trocanteres maiores são visíveis.
  


Posição: 
Os trocanteres menores não devem ser visíveis de modo algum, ou em muitos pacientes apenas as pontas são visíveis. Os trocanteres maiores devem aparecer iguais em tamanho e forma. . Nenhuma rotação é evidenciada pela aparência simétrica das asas ilíacas, as espinhas isquiáticas e os dois forames
obturadores. Um forame obturador encurtado ou fechado indica rotação naquela direção. (Um forame obturador direito fechado ou estreitado comparado com o esquerdo indica rotação direcionada à direita.) . As espinhas isquiáticas direita e esquerda (se visíveis) devem parecer iguais em tamanho.



Colimação e RC: 
Correta centralização evidenciada pela demonstração de toda a pelve e parte superior dos fêmures sem encurtamento do campo de colimação. 
PMS (plano médio sagital) do paciente deve estar alinhado com o eixo central do filme.
As bordas de colimação são mínimas em pacientes maiores. Os pacientes menores devem mostrar bordas de colimação laterais iguais imediatamente laterais aos trocanteres maiores.



Critérios de Exposição: 
Exposição ótima visualiza LS e área sacra  E margens das cabeças femorais e acetábulos, como visto através das estruturas pélvicas subjacentes, sem superexposição do ísquio e ossos púbicos. Trama trabecular dos fêmures proximais e estruturas pélvicas aparecem nítidas, indicando ausência de movimento.



A Radiografia terá que ficar parecida com essa:







Nenhum comentário:

Postar um comentário